Load GEESC

Pesquisas

Programa de Pesquisa para o SUS: Qualidade de vida relacionada à saúde e adequabilidade do sistema de saúde para lidar com as necessidades da população LGBT

O número de estudos que relacionam os elementos da qualidade de vida relacionada à saúde e os impactos do estigma social e da exclusão na vida da população LGBT tem crescido. Na literatura é possível encontrar pesquisas que abordam o bullying como preditivo de tentativa de suicídio entre jovens nova iorquinos de minorias sexuais (LeVASSEUR, KELVIN e GROSSKOPF, 2013); avaliação das disparidade entre orientação sexual e exposição a violência nos EUA (ROBERTS, AUSTIN, CORLISS, VANDERMORIS e KOENEN, 2010); investigações que buscam determinar e estimar a associação entre orientação sexual e sintomas de desordens mentais comuns (ansiedade e depressão) e baixa qualidade de vida no Reino Unido (SEMLYEN, KING, VARNEY e HAGGERJOHNSON, 2016); e outros vários que detectam a dificuldade de acesso desse população aos cuidados de saúde em decorrência da imposição de atitudes heteronormativas pelos profissionais da saúde (ALBUQUERQUE et. al., 2016). Na capital de Minas Gerais, Belo Horizonte, os profissionais de saúde pública reconhecem que a implantação de atenção integral à população LGBT ainda é um desafio. Entre as dificuldades elencadas por eles estão o respeito à identidade de gênero por meio da utilização do nome social nas unidades de saúde até a falta de serviços especializados que promovam intervenções nos corpos dos/das transexuais, passando pelo precário apoio psicossocial disponível ao grupo e pela falta de preparo dos profissionais para tratar as especificidades de cada identidade/orientação que compõe essa população (PBH, 2015). Com base nesses nos argumentos supracitados, a proposta de pesquisa tem como objetivo analisar a qualidade de vida relacionada à saúde e a adequabilidade e acesso do sistema de saúde para lidar com as necessidades da população LGBT no estado de Minas Gerais. A operacionalização do estudo prevê a utilização de uma metodologia quali-quantitativa composto por duas fases com aplicação de método misto (survey e grupos focais).

SITUAÇÃO:

Em andamento

INTEGRANTES:

Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha - Coordenador / Paula de Miranda Ribeiro - Integrante / Samuel Araujo Gomes da Silva - Integrante.