Pesquisas

Estimativas de Expectativa de Vida Saudável para a população de Minas Gerais

Em uma época em que a população passou a viver mais, cresce o interesse de investigar se o número adicional de anos acrescido à expectativa de vida é vivido em condições de saúde adequada. Os ganhos na expectativa de vida têm sido acompanhados pelo aumento progressivo das doenças crônicas. Indicadores clássicos, tais como as taxas de mortalidade por causas e indicadores referentes à morbidade (prevalência de doenças) tornam-se insuficientes para avaliar o bem-estar, o estado de saúde e as necessidades de serviço pela população. A Expectativa de Vida Saudável têm sido utilizada para suprir a demanda por informações sobre a quantidade de anos vividos com saúde. Considerado de fácil interpretação, tanto para estudiosos da área como para gestores, a expectativa de vida saudável apresenta uma noção similar à expectativa de vida total, mas refere-se ao número médio de anos de vida que uma pessoa de determinada idade pode esperar viver com saúde. O objetivo deste projeto é estimar a Expectativa de Vida Saudável para Minas Gerais, mensurada pela Expectativa de Vida Livre de Doenças Crônicas, Expectativa de Vida com Percepção de Saúde Boa e Expectativa de Vida Livre de Incapacidade Funcional. Além disso, pretende-se analisar os fatores associados à expectativa de vida saudável e realizar estimativas de Expectativa de Vida Saudável segundo características como sexo, idade, escolaridade, região. Para tal pretende-se utilizar o método proposto por Sullivan e algumas alternativas propostas pela literatura. Como fonte de informação, serão empregados: a Pesquisa por Amostra de Domicílios de Minas Gerais (PAD-MG), a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), as tábuas de vida publicadas pelo IBGE, o Censo Demográfico e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Além dos professores, fazem parte do grupo de pesquisa dois alunos com bolsa de iniciação científica da FAPEMIG e um aluno bolsista do Programa Pronoturno (Wanderson Costa Bomfim) do curso de graduação em Gestão de Serviços de Saúde.

SITUAÇÃO:

Em andamento

FINANCIAMENTO:

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

INTEGRANTES:

Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha - Integrante / Mirela Castro Santos Camargos - Coordenador / Carla Jorge Machado - Integrante / Roberto Nascimento Rodrigues - Integrante / Luiza de Marilac de Souza - Integrante / Marco Roberto Gonzaga - Integrante / Juliana Lucena Ruas Riani - Integrante / Karla Rona da Silva - Integrante / Keli Bahia Felicíssimo Zocratto - Integrante / Flávio Henrique Miranda de Araújo Freire - Integrante / Maria Imaculada de Fátima Freitas - Integrante.