
A organização do cuidado hospitalar no SUS passa necessariamente pela regionalização e definição das Redes de Atenção à Saúde (RAS) que visam garantir a oferta de cuidado integrado. Para a Rede de Atenção às Urgências e Emergências (RUE) é fundamental o acesso do paciente no estabelecimento e tempo adequados. Essa questão é particularmente relevante em Minas Gerais (MG) por apresentar municípios de pequeno porte e baixa densidade demográfica, o que torna complexa a organização do cuidado de média e alta complexidade. A despeito das iniciativas já desenvolvidas pela SES-MG, a organização das redes e a regionalização do cuidado ainda se apresentam em estágios diferentes entre as microrregiões. Há evidências de vazios assistenciais importantes no cuidado hospitalar especialmente em áreas pobres e com baixa densidade demográfica. Nesse contexto, desenvolver ferramentas de monitoramento e desempenho dessa rede é fundamental para que os gestores possam definir estratégias que garantam o acesso adequado a esse tipo de cuidado.
O objetivo principal desse projeto é avaliar e monitorar o desempenho daRUE em MG no contexto da regionalização. Para tanto propomos utilizar de forma inédita os dados do SUSFácilMG queconstitui o principal registro da regulação desse cuidado em MG. Um produto dessa proposta é o desenvolvimento deuma inovação de gestão através da construção e implementação de uma Plataforma Digital de indicadores e a transferência dessa tecnologia para a SES/MG. Essa transferência irá colaborar na construção do Observatório de Demanda por Acesso à Assistência que está diretamente vinculado ao planejamento estratégico da SES/MG. Essa transferência de tecnologia se caracteriza como uma inovação com potencial para aumentar a eficiência da regulação do acesso a esse cuidado resultando em melhor alocação dos recursos, redução das iniquidades regionais e fortalecimento das linhas de resposta rápida.
Este projeto é uma continuidade do Projeto aprovado no ambito do PPSUS-2020.
Em andamento
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Mônica Viegas Andrade - Coordenador / Cristina Guimarães - Integrante / Kenya Noronha - Integrante / Aline Souza - Integrante / Nayara Abreu Julião - Integrante / Ananda Jessyla Felix Oliveira - Integrante / GUEDES, GILVAN RAMALHO - Integrante / HENRIQUE BRACARENESE - Integrante / Paulo Estevão Franco Braga - Integrante / maria luisa rigotti - Integrante / PEDRO BENNER - Integrante / Marcelo Fleury - Integrante / Alice Bessa - Integrante / Sofia Moreira de Aguiar - Integrante.