O projeto tem como objetivo avaliar o impacto do Programa Viva Vida (PVV), desenvolvido pelo governo de Minas Gerais, sobre a mortalidade materno e infantil bem como sobre alguns indicadores de morbidade das crianças e mulheres e de acesso aos serviços de saúde nesse grupo populacional. O PVV visa a articular as diversas atividades que vinham sendo desenvolvidas de forma fragmentada no campo da atenção materno-infantil no Estado.
O programa baseia-se no entendimento de que as mortalidades materna e infantil poderiam ser evitadas por meio da melhoraria do acesso e da qualidade do atendimento pré-natal, parto e puerpério; da assistência a crianças recém nascidas e de até 01 ano de idade; e do planejamento familiar.
O objetivo é incrementar as atividades assistenciais na área de atenção à saúde da mulher e da criança por meio do fortalecimento das estruturas institucionais governamentais, privadas e da sociedade civil.
A mobilização de tais esforços visa à redução da mortalidade materno-infantil no estado de Minas Gerais da ordem de 15% entre 2008 e 2011. Para atingir tais objetivos foram definidas como áreas de atuação a estruturação e qualificação da rede assistencial e a mobilização social
Concluido
Secretaria do Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais
Coordenador: Kenya Valeria Micaela de Souza Noronha; Integrante: Luciana Leite Lima, Mirela Castro Santos Camargos, Ernesto Friedrich de Lima Amaral