Load GEESC

Pesquisas

Avaliação do Impacto do programa Bolsa Família

O Cedeplar, com a parceria operacional da SCIENCE-Associação Científica desenvolveu, implementou e executou a Pesquisa AIBF – fase baseline. Nesta fase foram coletadas as informações necessárias para a análise dos diferenciais, entre famílias beneficiárias e não-beneficiárias, de gastos com alimentação, diversificação de itens alimentares consumidos, antropometria e vestuário infantil e adulto, dentre outros itens de consumo das famílias. Dada as condicionalidades do PBF com relação à freqüência escolar das crianças de famílias beneficiárias e com relação ao acompanhamento da saúde de grávidas, nutrizes e crianças, a Pesquisa AIBF também coletou informações sobre estes tópicos e analisou as diferenças entre famílias beneficiárias e não-beneficiárias nestas dimensões. A fase baseline foi desenhada tendo em vista a realização da fase follow-up, a qual possibilitará a avaliação dos impactos do PBF.

A coleta domiciliar ocorreu no período de 24/10/2005 a 05/12/2005, em 269 municípios distribuídos em 24 unidades federativas brasileiras, cobrindo um total de 15.426 domicílios. A equipe de campo foi composta de uma coordenação geral, 23 coordenadores estaduais, 83 supervisores e 715 entrevistadores. O trabalho de campo esteve sob a supervisão do Cedeplar/UFMG.

A operação de campo foi dividida em duas etapas. A primeira etapa, de screening ou varredura dos setores censitários da amostra, teve o objetivo de produzir as informações sobre a composição de cada setor em relação à presença e proporção de domicílios com famílias beneficiárias, domicílios com famílias de controle tipo I e domicílios com famílias de controle tipo II. A amostra de domicílios foi obtida a partir destas informações (detalhes sobre o desenho amostral disponíveis no final desta página).

O levantamento das informações por meio do instrumento de coleta elaborado pela equipe da Pesquisa AIBF – fase baseline foi executado na etapa seguinte. Esta etapa incluiu ainda a coleta de medidas antropométricas de todos os membros dos domicílios da amostra.

O tamanho da amostra confere representatividade para três grandes áreas do país – a Região Nordeste, as regiões Sudeste e Sul, em conjunto, e as regiões Norte e Centro-Oeste, também em conjunto.

SITUAÇÃO:

Concluída

FINANCIAMENTO:

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação (MDS/SAGI) –PNUD- BRA04-046

INTEGRANTES:

Coordenadora Geral: Profª Diana Oya Sawyer; Coordenador Acadêmico: Profº Eduardo Luiz Gonçalves Rios-Netto; Coordenador Operacional: Profº André Junqueira Caetano; Coordenadoras Análises de Impacto: Profª Ana Maria Hermeto Camilo de Oliveira e Profª Mônica Viegas Andrade; Desenho e Procedimentos Amostrais: Profº Pedro Luis do Nascimento Silva; Pesquisadores: Anne Caroline Costa Resende, Clarissa Guimarães Rodrigues, Davidson Afonso de Ramos, Elisenda Renteria Perez, Flávia Lucia Chein Feres, Izabel Guimarães Marri, Julio Alfredo Racchumi Romero, Letícia Rodrigues de Souza, Luiza de Marilac de Souza, Marisol Alfonso de Armas e Rafael Perez Ribas; Gerente Operacional: Agesilau Neiva Almada; Coordenação e Execução Campo: SCIENCE – Associação Científica