Load GEESC

Pesquisas

A estrutura de mercado, o relacionamento com o mercado de trabalho e a regulação econômica em saúde suplementar

O objetivo da proposta é caracterizar o setor de saúde suplementar no Brasil no que diz respeito à sua estrutura de mercado, a relação com o mercado de trabalho e a forma de regulação econômica. Mais especificadamente, buscaremos retratar a concentração do mercado, por segmento e modalidade de plano; analisar a demanda por seguro (diferenciação de produto), as barreiras à entrada e à saída do mercado; os efeitos da regulamentação sobre planos coletivos, efeitos sobre emprego e cobertura privada de plano de saúde; e os impactos da regulação econômica sobre o mercado de planos de saúde privado no Brasil através de uma análise da ação regulatória da ANS com os três poderes e com os outros agentes econômicos do mercado. Assim, os objetivos específicos do trabalho podem ser divididos em três grades grupos:

Estrutura de Mercado – Caracterizar os setores de saúde suplementar no Brasil no que diz respeito à estrutura de mercado, que está dividida em três segmentos (Bain, 1956): concentração (número de ofertantes do serviço e dispersão entre eles), diferenciação de produto (definição da curva de demanda) e barreiras à entrada (possibilidade de aumento do preço lucrativo acima do nível competitivo). Aqui contemplamos os pontos 1.1 e 1.3 da proposta de pesquisa.

Saúde Suplementar e Mercado de Trabalho – Descrever a estrutura do mercado de trabalho brasileiro orientada em tipologias ocupacionais que considerem grau de formalização, nível de rendimento, acesso a planos de saúde suplementar. Uma vez definida a tipologia, avaliar o estado de saúde destes ocupados. Aqui contemplamos o ponto 1.6 da proposta de pesquisa.

Regulação Econômica – Determinar os impactos da regulação do produto sobre o mercado de planos de saúde privado no Brasil: os efeitos da ação regulatória da ANS sobre os agentes econômicos e sua relação com o Executivo, Legislativo e Judiciário. Aqui contemplamos os pontos 2.2 e 2.3 da proposta de pesquisa.

SITUAÇÃO:

Concluído

FINANCIAMENTO:

CNPQ/ANS. Edital MCT/CNPq/ANS - Nº 046/2006

INTEGRANTES:

Coordenador: Monica Viegas Andrade; Integrantes: Marina Moreira da Gama, Ana Flávia Machado, Ricardo Machado Ruiz, Ana Carolina Maia