Load GEESC

04/07/2025

O sistema de saúde norueguês e seu limiar de custo-efetividade

Local: Videoconferência

Horário: 16:00 às 17:30

No dia 04/07/2025 tivemos o seminário do GEESC com a presença do convidado Rafael Siribelli, mestrando em Gestão em Economia da Saúde na Universidade de Oslo, na Noruega. Durante o encontro, Rafael compartilhou suas experiências acadêmicas e profissionais, incluindo um estágio na indústria farmacêutica, além de apresentar um panorama detalhado sobre o funcionamento do sistema de saúde norueguês.

A Noruega possui um sistema nacional de saúde com cobertura universal, descentralizado entre governo federal, estados e municípios, de forma semelhante ao modelo brasileiro. A atenção primária é organizada pelos municípios, e o gasto em saúde representa cerca de 10% do PIB, percentual equivalente ao brasileiro, embora o gasto per capita seja significativamente maior — cerca de US\$ 5.400, o segundo mais alto do mundo, frente aos US\$ 1.000 no Brasil. Rafael também destacou que, apesar da cobertura universal, existe copagamento de 30% por parte da população, mecanismo usado para regular a demanda, comum em sistemas privados e ausente no SUS devido às profundas desigualdades sociais brasileiras.

Além disso, dados apresentados durante a palestra evidenciaram outras diferenças relevantes: a Noruega conta com 4 médicos por mil habitantes (terceiro maior índice do mundo), contra 2,4 no Brasil, e 14 enfermeiras por mil habitantes (quarto maior índice), frente a 7,2 no Brasil. A expectativa de vida também é mais elevada na Noruega, atingindo 83 anos, em comparação aos 76 anos no Brasil. Esses indicadores reforçam os desafios enfrentados pelo sistema de saúde brasileiro e a importância de políticas públicas voltadas à equidade e à eficiência no cuidado à população.

Participantes: Rafael Siribelli, Mônica Viegas Andrade, Kenya Noronha e demais estudantes da FACE/UFMG.

Programação

  • 04/07/2025

    16:00 às 17:30

    Rafael Siribelli

    O sistema de saúde norueguês e seu limiar de custo-efetividade

Comentários