Qualificação de doutorado de integrante do GEESC/CEDEPLAR/UFMG

No dia 12 de abril (terça-feira) às 14:00 horas ocorrerá de forma remota a qualificação de doutorado de Nayara Abreu Julião, integrante do GEESC, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Economia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG). O projeto de pesquisa intitulado “Risco moral e indução de demanda no mercado de planos de saúde” é orientado pela professora Mônica Viegas e coorientado pela professora Kenya Noronha, coordenadoras do GEESC.

A banca examinadora será formada pelos professores Giácomo Balbinotto Neto, professor associado do departamento de economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Naércio Menezes Filho, professor titular do departamento de economia do Insper e professor associado da Universidade de São Paulo (USP) e Juan Pablo Gama Torres, professor adjunto do departamento de economia da UFMG.

A tese está estruturada em três artigos independentes, mas que têm como fio condutor o problema do risco moral no mercado de planos de saúde privado. No primeiro artigo é realizada uma revisão sistemática e meta-análise sobre a elasticidade da demanda por serviços de saúde na presença de mecanismos de divisão de custos. No segundo artigo é avaliado quantitativamente o efeito da coparticipação sobre o uso de consultas eletivas e de consultas de urgência para uma carteira de beneficiários de uma operadora de saúde de Belo Horizonte, acompanhada longitudinalmente entre 2010 e 2018. O terceiro artigo explora os fatores associados à realização de parto cesáreo e à utilização dos serviços de saúde durante a gestação a fim de verificar se há indícios de risco moral por parte dos médicos (provedores) e gestantes (consumidores). Os resultados são de suma importância para a orientação e formulação de políticas de saúde que visam a alocação eficiente dos recursos na rede privada.