Coordenadora do GEESC participa de entrevista na Rádio UFMG Educativa

Parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Rádio UFMG Educativa transmite 24 horas de programação por dia na frequência 104,5 FM para a Grande BH e pode ser ouvida também pela internet. Inaugurada em 6 de setembro de 2005, a emissora oferece uma programação diferenciada e de qualidade que represente uma alternativa aos formatos e gêneros musicais já existentes no mercado e colabore na formação cultural do público.

A professora Mônica Viegas (coordenadora do GEESC), participou de uma entrevista na Rádio UFMG Educativa no dia 05 de abril. A entrevista fez parte das comemorações do Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril. Foi destacada a importância da data e do tema deste ano, ‘Minha saúde, meu direito’, que leva à reflexão sobre a garantia desse acesso. No Brasil, a Constituição prevê essa questão e o SUS funciona de maneira universal, o que não acontece em vários países. Mônica defendeu que temos que buscar cada vez mais melhorias no sistema, mas ele é ‘a maior política social do Brasil’, lembrando que em lugares onde o sistema público não é universal, problemas graves de saúde podem levar a gastos muito altos para as famílias, podendo levá-las à extrema pobreza. Ela ainda ressaltou que a relação entre economia e saúde tem sido cada vez mais reconhecida.

Mônica Viegas é economista, possui Mestrado em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional- UFMG (1992-1994), doutorado em Economia pela Escola de Pós Graduação Em Economia Fundação Getúlio Vargas (1996-2000) e pós-doutorado na Universidade Pompeu Fabra no Centro de Pesquisa em Economia da Saúde (2008-2009) e em 2015-2016 foi Takemi Fellow na Universidade de Harvard, Global Health Department, Harvard School of Public Health. Ganhou o prêmio Haralambos Simeonidis de melhor tese no Brasil concedido pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia – ANPEC em 2001. Professora titular do departamento de economia da UFMG, leciona na graduação em Economia, Relações Econômicas Internacionais e Gestão de Serviços de Saúde e para a pós-graduação em Economia e Demografia do CEDEPLAR/Universidade Federal de Minas Gerais. De 2004 a 2007 foi coordenadora do programa de pós-graduação em Economia do Cedeplar e de 2007/2008 foi vice-coordenadora do Programa. No período de 2016-2018 foi diretora do Cedeplar. A pesquisa acadêmica concentra-se em economia aplicada com ênfase em Economia do Bem-Estar Social, atuando principalmente nas seguintes subáreas: economia da saúde, economia da criminalidade, avaliação tecnologias em saúde e avaliação de políticas públicas e desenvolvimento econômico. Já orientou 27 dissertações e teses de doutorado, tendo 05 trabalhos premiados. É líder do grupo de pesquisa em Economia da Saúde e Criminalidade – GEESC no CNPQ. Pesquisadora de produtividade 1D do CNPQ. Em 2023 conquistou o 2o lugar na categoria Pesquisador Destaque – Ciências Humanas do Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação do CONFAP.

Ouça a entrevista na íntegra clicando aqui.