Pesquisadores do GEESC participam de um Simpósio da Academia Nacional de Medicina

Pesquisadores do GEESC participaram, dia 25 de abril, de um Simpósio da Academia Nacional de Medicina em comemoração ao Dia Internacional de Luta Contra a Malária. Foram apresentados os resultados do projeto “Custo Econômico da Malária no Brasil”, pesquisa do GEESC/UFMG em parceria com a Universidade de Harvard, financiado pelo CNPq e pela Fundação Melinda Gates, em que são estimados gastos com saúde relacionados à malária no Brasil, sob a perspectiva do sistema público de saúde. As coordenadoras do projeto são a Professora Mônica Viegas do Cedeplar/UFMG e a Professora Márcia Castro do Departamento de Saúde Global e População da Universidade de Harvard.

O Brasil possui um sistema de saúde universal (Sistema Único de Saúde – SUS) no qual todos os casos de malária são diagnosticados e tratados. Além disso, os medicamentos antimaláricos estão disponíveis apenas através do SUS.

As atividades de controle e prevenção são os maiores custos, seguidos por recursos humanos e tratamento. As despesas por notificação variaram de PPP (paridade do poder de compra) – US$ 59,00 a PPP – US$ 77,00, enquanto as despesas per capita ficaram em torno de PPP – US$ 3,50.

As estimativas de custo da malária apresentadas contribuem para uma melhor negociação dos recursos financeiros necessários e são uma das informações críticas para um plano estratégico de atividades necessário para alcançar a eliminação.