Pesquisadores do GEESC/CEDEPLAR/UFMG iniciam atividades para pesquisa de campo na Amazônia do projeto O Custo Econômico da Malária no Brasil

O projeto tem por objetivo fornecer uma estimativa abrangente do custo econômico da malária que incide sobre o sistema de saúde e sobre a comunidade, em especial, as famílias que residem na região Amazônica. Para conhecer os custos incorridos pelas famílias devido à malária, serão realizadas entrevistas domiciliares e em postos de saúde. Os municípios selecionados para compor a amostra são Cruzeiro do Sul (AC), Mâncio Lima (AC), Cantá (RR), Caracaraí (RR), Candeias do Jamari (RO), Ipixuna (AM) e Porto Grande (AP).

Entre os dias 12 e 21 de março, pesquisadores do GEESC realizam atividades de sensibilização e testes dos questionários que serão aplicados na pesquisa de campo. Os municípios visitados pelos pesquisadores do GEESC são Cruzeiro do Sul (AC), Mâncio Lima (AC), Candeias do Jamari (RO), Cantá (RR), Caracaraí (RR) e Porto Grande (AP).

As atividades contam com a colaboração das secretarias municipais e estaduais de saúde da região. A coordenadora do GEESC, Mônica Viegas, e os pesquisadores Lucas Carvalho, Henrique Bracarense, Daniel Nogueira, Nayara Julião e Guilherme Lima se reúnem com os gestores locais e membros da vigilância em saúde dos municípios para apresentação do projeto, além de estabelecer contato com os apoiadores locais para viabilizar a pesquisa de campo que será conduzida em abril por um instituto de pesquisa. O projeto é coordenado pelas professoras Mônica Viegas e Márcia Castro (Department of Global Health and Population of Harvard School and Public Health), e conta com financiamento da chamada CNPq/MS-SCTIE-Decit/Fundação Bill & Melinda Gates Nº23/2019 – Pesquisas de prevenção, detecção e combate à Malária. A pesquisa já foi submetida e aprovada pelo COEP.

Equipe 1: Mônica Viegas, Daniel Nogueira e Nayara Julião.

Equipe 2: Lucas Carvalho, Henrique Bracarense e Guilherme Lima.