GEESC/CEDEPLAR/UFMG com o Instituto Ver iniciam em abril pesquisa domiciliar na Amazônia do projeto O Custo Econômico da Malária no Brasil e realizam treinamento final com os entrevistadores

O GEESC, vinculado ao Cedeplar/UFMG, inicia em 04 de abril, a pesquisa domiciliar para aferição dos custos econômicos da malária incorridos pelas famílias e da qualidade de vida relacionada à saúde da população adulta residente em áreas endêmicas.

A pesquisa de campo será conduzida pelo Instituto Ver e irá avaliar os custos relacionados ao acesso a serviços de saúde, cuidados e medicamentos; perda de produtividade e absenteísmo e; qualidade de vida relacionada à saúde das pessoas com malária. O questionário é estruturado em 09 blocos: identificação dos moradores do domicílio, características do domicílio, características de escolaridade e trabalho, medidas de prevenção da malária, características do último caso de malária, meio de transporte, episódios com internação, custos indiretos e qualidade de vida relacionada à saúde. O tempo médio das entrevistas realizadas no pré-teste foi de 30 minutos.

O treinamento ocorreu ontem (31/03) com todos os entrevistadores. A professora Mônica Viegas, coordenadora do GEESC, iniciou a reunião apresentando o projeto de pesquisa e uma breve explicação sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), destacando o papel da atenção primária, e sobre a malária, com a definição da doença, meios de transmissão, tratamento e prevenção. Em seguida, a professora Kenya Noronha, coordenadora do GEESC, e Fernanda Vasconcelos, coordenadora operacional do Instituto Ver, apresentaram o desenho amostral, as estratégias para abordagem da população no momento da realização da pesquisa de campo e realizaram aplicação de questionários.

Na pesquisa de campo, todos os cuidados sanitários relativos a covid-19 serão realizados conforme os protocolos do Ministério da Saúde. Os entrevistadores estarão com identificação, portando máscaras e materiais utilizados na entrevista higienizados.

O projeto é coordenado pelas professoras Mônica Viegas e Márcia Castro (Department of Global Health and Population of Harvard School and Public Health), e conta com financiamento da chamada CNPq/MS-SCTIE-Decit/Fundação Bill & Melinda Gates Nº23/2019 – Pesquisas de prevenção, detecção e combate à Malária. A pesquisa já foi submetida e aprovada pelo COEP.